
Unidades de oxigênio DAN e tratamento COVID-19
Alguns mergulhadores perguntaram à DAN o uso de suas unidades pessoais de oxigênio para tratar pessoas com COVID-19. A ansiedade dos mergulhadores em ajudar durante esta crise é realmente admirável. No entanto, a DAN não apoia o uso dessas unidades de oxigênio de emergência para outras indicações que não sejam lesões de mergulho e casos de afogamento por alguém que não seja profissional médico.
A adesão a essas diretrizes é importante, mesmo nas circunstâncias atuais, devido ao desconhecimento dos provedores leigos sobre possíveis comorbidades e contra indicações (que incluem algumas doenças respiratórias) e a alta transmissibilidade do vírus, entre outros fatores.
As unidades de oxigênio da DAN e o treinamento para provedores de oxigênio destinam-se apenas ao uso em lesões de mergulho e incidentes de afogamento.
Mesmo com um ventilador acionado manualmente (MTV-100), seria praticamente impossível ventilar um paciente gravemente doente com os parâmetros de ventilação corretos e pelo tempo necessário para o tratamento do COVID-19. Pacientes com dificuldade respiratória grave podem precisar de medidas ventilatórias invasivas (ou seja, um tubo endotraqueal ou uma máscara laríngea) com ventilação contínua e pressão expiratória final positiva (PEEP), nenhuma das quais pode ser alcançada com equipamento de primeiros socorros.